Quem já não ouviu a palavra Utopia ou Distopia? E o que é isso exatamente?
O termo "utopia" foi criado por Thomas More na obra A Utopia, publica em 1516. No significado da palavra, de origem grega, "topos" que iremos ver logo abaixo refere-se a lugar, enquanto o prefixo "u" é empregado com um significado negativo. Assim, "u-tópos" (utopia) quer dizer "não lugar" ou "lugar nenhum".
Thomas More cria uma republica utópica, lugar onde os homens são iguais e a pobreza não é uma palavra conhecida pelos habitantes. More não foi o primeiro a crias um mundo baseado em ideais. Platão, por meio de Sócrates, desenvolve uma república baseada em preceitos filosóficos e políticos ideais.
Em filosofia, através da mesma raiz etimológica surge o termo distopia (ou antiutopia) como oposto de utopia.
Distopia é um termo de origem grega, formado por "dys" que significa "mau, ruim" e pelo radical "topos" que significa "lugar". Portanto, "distopia" quer dizer "lugar infeliz, mau".
Para caracterizarmos um livros como Distopia nada mais é uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos deopressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos. Normalmente tem como base a realidade da sociedade atual idealizada em condições extremas no futuro.
Abaixo citarei alguns títulos que entram na categoria de distopia e alguns são conhecidos:
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Starters - Lissa Price
A Seleção - Kiera Cass
Divergente - Veronica Roth
Feios - Scott Westerfeld
Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
Estilhaça-me - Tahereh Mafi
Delirium - Lauren Oliver
E assim por diante... Espero que esses títulos ajudem.
0 comentários:
Postar um comentário